+

Terapia Cognitiva Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem dentro da Psicologia que assenta em dois princípios fundamentais: um sobre as nossas cognições e outro sobre as nossas emoções e pensamentos.

O primeiro princípio basilar da Terapia Cognitiva Comportamental assenta no fato de que as cognições influenciam de uma forma poderosa as emoções e os comportamentos do ser humano, assim, as cognições são vistas como uma força fundamental na construção do comportamento humano (Beck et al., 1979 como citados por Wright, J., Basco, M. & Thase, 2008).

Em consequência, o segundo princípio da Terapia Cognitiva Comportamental baseia-se no facto de que a forma como o individuo age afeta de forma significativa os seus padrões de pensamento e emoções.

Então, é percebido que as cognições e os comportamentos formam uma espécie de ciclo vicioso, naquilo que é a perturbação mental porque o individuo age em função de uma cognição e essa cognição torna-se no comportamento externo, e assim sucessivamente.

Se os esquemas mentais do indivíduo são desajustados é provável que a forma como se coloca no seu quotidiano seja igualmente desorganizada o que acarreta na maioria das vezes sofrimento emocional.

Na Terapia Cognitiva Comportamental, os indivíduos são incentivados a desenvolver sistemas conscientes adaptativos de pensamento.
O fundamental é compreender que os pensamentos e as crenças estão entre o acontecimento e as suas ações.

Uma vez que, os pensamentos, crenças e significados que todo o ser humano dá a uma circunstância geram as suas reações emocionais e comportamentais.

“Se pudermos reorientar os nossos pensamentos e as nossas emoções, reorganizar o nosso comportamento, então poderemos não só aprender a lidar com o sofrimento mais facilmente, mas, sobretudo e em primeiro lugar, evitar que muito dele surja” Dalai Lama.

Referências:
Branch, R., Wilson, R., (2011) Terapia Cognitivo-Comportamental Para Leigos.
Wright, J., Basco, M., Thase, M., (2008) APRENDENDO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL.