
Já ouviu falar sobre o poder da gratidão?
A palavra “gratidão” é derivada do latim gratia, que significa graça, e de gratus, cuja tradução é agradar ou agradável. A palavra obrigado, por sua vez, vem do latim obligatus e obligare, que significa ficar obrigado, ou seja, surge o dever de retribuir aquilo que foi feito ou oferecido pela outra pessoa.
Mas afinal, qual a diferença entre estas duas expressões tão comuns no nosso dia-a-dia? A palavra gratidão, não representa uma dívida ou obrigação, pelo contrário, é um sentimento profundo de reconhecimento, de dar graças.
A gratidão é uma forma de celebrar aquilo que conseguiu alcançar, de reconhecer e agradecer não só as coisas boas, mas também as coisas menos boas. A gratidão permite-nos olhar para a vida com mais positividade.
“Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão.” – Jean de la Bruyere
Estar focado nos problemas, no que deu errado, no que faltou e naquilo que ainda não conseguiu alcançar só lhe trará mais insatisfação com tudo que está a sua volta. Certamente entrará numa espiral de frustração e descontentamento, que irá prejudicá-lo ainda mais na procura pelas soluções. É natural que se sinta desmotivado e sem saída quando pensa apenas nos pontos negativos de uma situação.
No entanto, ao se permitir olhar para o que tem, para o que conseguiu alcançar apesar de tudo, certamente irá encontrar alguns motivos para agradecer. O simples fato de ter acordado, de ter tido saúde ou disposição, de ter pessoas a sua volta são motivos para se sentir grato. Comece por valorizar as coisas mais simples, como até mesmo o café que tomou pela manhã.
Estudos apontam que expressar a gratidão aumenta os níveis de dopamina no organismo. Também conhecida como a “molécula da motivação”, a dopamina é uma substância química que promove sentimentos de prazer, bem-estar e entusiasmo. Assim é possível reduzir os sintomas do stress, da ansiedade e melhorar o estado de espírito.
A gratidão ajuda-nos a perceber oportunidades de aprendizagem e de melhoria nas dificuldades. É uma forma de manter o foco no lado positivo e não apenas no lado negativo. Como diz a metáfora, prefere ver o copo meio cheio ou meio vazio? Tudo é uma questão de perspetiva!
O sentimento de gratidão traz, segundo a Lei da Atração, muito mais coisas positivas e benéficas para a vida. Isto acontece por um motivo simples: quanto mais agradecer, mais vai perceber que tem motivos para ser grato. Viver neste estado emocional de gratidão vai transformar a sua vida.
Exercício da gratidão:
“O quão feliz é uma pessoa depende da profundidade de sua gratidão.” – John Miller
Começar a exercitar a gratidão é muito simples, mas requer disciplina para conseguir implementá-la no seu quotidiano. Diariamente, quando se deitar, tente pensar em 3 motivos pelos quais é grato. Não é necessário ter acontecido algo extraordinário, o sentimento de gratidão pode surgir até mesmo pelas coisas mais simples do dia-a-dia. Se possível, escreva o seu diário da gratidão e após algum tempo irá perceber que tem muitos motivos para ser grato.
Mantra da gratidão:
Trazemos para si um pequeno mantra, que irá potencializar ainda mais o sentimento da gratidão na sua vida.
“Eu escolho sentir a gratidão com todas as células do meu ser. Gratidão por todos os momentos de dor e dificuldade, e gratidão por todos os momentos de felicidade. Sei que tudo está certo, sei que tudo é para o meu bem… eu tenho confiança que o melhor está por vir na minha vida.”