7 dicas práticas para ser mais produtivo no teletrabalho

O cenário atual convida-nos a mudar a rotina e a trabalhar a partir de casa. No entanto, o teletrabalho ou home office não é uma novidade, pelo contrário, é uma tendência no século XXI. Para quem não está habituado com esta forma de trabalho e sente que a produtividade não é a mesma, trazemos um conjunto de dicas que poderão ajudar.

  1. Criar um ambiente para o trabalho

Ter um espaço que seja apenas dedicado ao trabalho é importante para desenvolver o mindset e o foco necessários, além de evitar distrações. Poderá ser um escritório, ou até mesmo uma secretária… O importante é que neste espaço tenha à sua disposição o computador e outros materiais que utiliza no dia-a-dia do trabalho.

Algumas pessoas preferem um local silencioso e tranquilo para conseguir se concentrar. No entanto, se está habituado a trabalhar em locais com muita gente, pode ser bom manter um ruído de fundo como o rádio, para que não passe de um ambiente barulhento para um totalmente silencioso. Lembre-se também de manter a limpeza e a organização.

  1. Definir horários

Uma das dificuldades de trabalhar em casa é cumprir com os horários. Defina horários para iniciar e para finalizar o trabalho, de preferência aqueles em que sabe que é mais produtivo. Para os casais que estão a trabalhar em casa e também têm de cuidar dos filhos, uma sugestão é dividir em turnos, para que ambos possam ter tempo para o trabalho e também colaborar com as tarefas da casa.

  1. Planear as tarefas diárias

Quando está a trabalhar num ambiente novo, pode ser difícil saber por onde começar. Ao iniciar o dia de trabalho, faça uma lista de tarefas a serem realizadas. Seja realista perante aquilo que se propõe a fazer e o que realmente consegue finalizar. Planear as tarefas certamente irá ajudar a que tenha uma maior organização e disciplina.

  1. Definir as prioridades

Agora que tem uma lista de tarefas, tente definir quais são as prioridades para cada dia. Assim terá a certeza de que não vai se esquecer de nada. A medida que percebe que as tarefas foram realizadas, irá sentir-se mais produtivo e motivado.

  1. Manter o contacto com a equipa

Trabalhar a partir de casa pode trazer a sensação de solidão ou até mesmo de que o tempo não passa. Estar em contacto frequente com a sua equipa de trabalho é importante para manter a coesão do grupo. Para isso, existem diferentes ferramentas à disposição, como o Skype, o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Zoom, entre outras.

  1. Evitar distrações

Quando estiver a trabalhar, evite distrações como assistir TV, estar nas redes sociais, ver sites de notícias, entre outros. Se possível, evite também tratar de questões pessoais no horário de trabalho. Estas distrações irão prejudicar o seu foco e produtividade, além de causarem frustração por não conseguir realizar aquilo que se propôs a fazer.

  1. Ter intervalos para descanso

Passar horas à frente do computador não irá ajudar a ser mais produtivo. Faça pequenos intervalos ao longo do dia e lembre-se de não saltar as refeições. Estes momentos de pausa irão ajudar a manter a concentração no período em que está a trabalhar. Também é uma forma de aliviar o stress e de conseguir ter mais criatividade.

Leave a Comment