
SOS Online - Intervenção em Crise
Estamos a enfrentar uma pandemia do coronavírus (Covid-19) e uma das medidas para evitar a sua propagação é o isolamento social preventivo. Todo este cenário causa uma mudança radical nas rotinas, além agravar sintomas de preocupação, medo, stress, ansiedade, pânico e depressão, entre outros. Assim como outras áreas da saúde, a Psicologia também contempla um serviço destinado ao acompanhamento dos clientes nos momentos de crise e emergências psicológicas que necessitam de uma intervenção imediata. Intervir o mais cedo possível é fundamental para buscar o alívio dos sintomas e prevenir outras crises.
Este acompanhamento pode ser feito online, 24h, por meio de ferramentas como Skype, Zoom, Facebook Messenger ou até mesmo por telefone.
Exemplos de crises:
Crises de ansiedade;
Ataques de pânico;
Episódios de agressividade;
Ameaças ou tentativas de suicídio;
Outras situações de stress para o paciente.
Contactos para marcação: 919879957 ou 910085880. Poderá ainda falar connosco pelo WhatsApp.
SOS Ansiedade
A ansiedade é um estado emocional caracterizado pela preocupação excessiva e o medo ou negativismo constantes, sobretudo em relação a acontecimentos futuros. Diante do cenário atual, os sintomas podem intensificar-se e desencadear crises. A crise de ansiedade é o momento em que os sintomas de ansiedade manifestam-se de forma repentina e intensa, causando uma profunda sensação de insegurança e descontrolo.
Sintomas
Preocupação constante;
Medos;
Pessimismo;
Alterações repentinas de humor;
Coração acelerado ou palpitações;
Falta de ar;
Formigamentos;
Mãos e pés frios ou suados;
Tremores e tonturas;
Problemas gastrointestinais.


SOS Ataques de Pânico
O pânico é a ansiedade num estado extremo, como resposta a um estímulo que provoque medo ou desconforto ao indivíduo. O cenário de pandemia e o isolamento social são fatores que causam stress e ainda mais ansiedade, o que pode ocasionar os ataques de pânico. Os ataques de pânico podem acontecer sem qualquer aviso prévio e são acompanhados sintomas cognitivos e físicos que causam a sensação de morte iminente.
Sintomas
Medo;
Desespero;
Sensação de irrealidade;
Dificuldades respiratórias;
Palpitações ou dores no peito;
Tonturas ou desmaio;
Calafrios ou afrontamentos;
Sensação de formigueiro nos membros;
Sensação de morte.
SOS Stress
O stress em excesso ou por um período prolongado de tempo, pode ser prejudicial ao nosso organismo, com impacto na saúde física e mental. O stress pode aumentar consideravelmente o risco de determinas doenças físicas, bem como a propensão para a ansiedade, depressão e esgotamento emocional.
Sintomas
Irritabilidade;
Alterações no humor;
Cansaço;
Sintomas físicos como enxaquecas, problemas gastrointestinais, dores musculares e distúrbios do sono.

SOS Burnout
Os profissionais de saúde, por estarem na primeira linha de resposta à pandemia de COVID-19, correm um risco alto de entrar em Burnout – um esgotamento físico e emocional causado pelo excesso de trabalho. É fundamental que exista uma manutenção da sua saúde mental destes profissionais, para que os cuidados que prestam à população não sejam colocados em causa e para que não se coloquem a si também em risco. A saúde mental deve aliar-se aos cuidados de saúde física, para que possamos superar juntos esta adversidade. Por isso dispomos de horários de atendimento flexíveis, de forma a acompanhar psicologicamente este público tão importante.
Sintomas
Exaustão física e emocional;
Desmotivação e apatia;
Tensão;
Alterações no humor;
Despersonalização;
Distanciamento afetivo;
Dificuldades na memória e concentração;
Sentimento de baixa realização profissional e frustração;
Sintomas físicos como enxaquecas, problemas gastrointestinais, dores musculares e distúrbios do sono.


SOS Distúrbios do sono
Distúrbios do sono são alterações na capacidade de dormir adequadamente, causados por stress, alterações cerebrais, problemas respiratórios, desregulação do organismo, entre outros fatores. A falta de uma boa noite de sono pode prejudicar em muitos aspetos a vida quotidiana do indivíduo, uma vez que afeta a concentração, a memória, as capacidades cognitivas, assim como o estado de humor.
Distúrbios do sono mais comuns
Insónia;
Sonolência excessiva;
Apneia do sono;
Sonambulismo.