Desempenho escolar

As dificuldades no desempenho escolar referem-se, geralmente e de forma direta, às dificuldades ao nível da aprendizagem. Existem, no entanto, causas indiretas que podem também dificultar o desempenho escolar, mas que não estão relacionados diretamente com a capacidade de adquirir conhecimentos, como causas familiares, sociais, autoestima, bullying, entre outros.

Relativamente às dificuldades de aprendizagem, estas incluem todas as dificuldades que as crianças e/ou adolescentes possam sentir no contexto escolar, nomeadamente a sua capacidade de falar, soletrar, escutar, ler, escrever, raciocinar, organizar informação ou realizar cálculos matemáticos. As crianças com este tipo de dificuldades podem apresentar, inclusive, dificuldades em mais que um domínio, por exemplo, dificuldades ao nível da leitura e escrita simultaneamente.

Estas dificuldades interferem de forma significativa com o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimentos, muitas vezes basilares, dificultando os processos elementares de receção, processamento, armazenamento, resposta e comunicação da informação. Desta forma, quando falamos de dificuldades de aprendizagem, referimo-nos a diversos diagnósticos diferentes, tais como:

– Discalculia

– Dislexia

– Disortografia

– Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

É muito importante referir que estas dificuldades não são melhor explicadas por questões de défice intelectual. É certo que muitas vezes estas crianças com défice intelectual têm dificuldade no âmbito escolar, mas não são devidas a dificuldades de aprendizagem. E, por outro lado, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem ter, inclusive, um Quociente de Inteligência (QI) dentro ou acima da média para a sua idade.

É crucial um diagnóstico precoce e diferencial. Apesar destas dificuldades serem, tendencialmente, permanentes, um diagnóstico precoce permitirá à criança adotar as medidas necessárias para conseguir ultrapassar e /ou minimizar as suas dificuldades no contexto escolar mais cedo (muitas vezes integrando as Necessidades Educativas Especiais), aumentando a taxa de sucesso. Desta forma, permite-se que estas crianças possam ter maiores e melhores oportunidades enquanto alunos, de potenciarem os seus métodos e posteriores conhecimentos.

Se considera que o seu filho ou filha manifesta alguns destes sintomas, não hesite em procurar-nos para uma pormenorizada avaliação.

Crianças ou adolescentes com dificuldades de aprendizagem podem ter tanto ou mais sucesso ao nível académico que os demais. E quanto mais precoce ocorrer a intervenção, mais potenciamos o seu desenvolvimento enquanto alunos e enquanto pessoas.

Conte connosco para o ajudar!

Faz a tua marcação de consulta/sessão: Link: https://clinicasolucoesplus.pt/marcar-consulta-v2

Leave a Comment