Dependência emocional

Como seres humanos, criamos naturalmente relações próximas com outras pessoas. Essas relações são, regra geral, fundamentais para o nosso bem-estar psicológico. No entanto, algumas relações podem, pela sua natureza e pelas consequências que acarretam para o nosso equilíbrio emocional, serem significativamente negativas e disfuncionais. Podemos falar, nestas situações, de dependência emocional.

O que é?

A dependência emocional é um padrão negativo de necessidade emocional, que acontece de forma persistente e disfuncional. Neste sentido, o indivíduo dependente emocionalmente, busca incessantemente aprovação, validação e atenção de uma ou várias pessoas específicas. Muitas vezes, estas relações dependentes ocorrem no seio de uma relação íntima. Aparentemente, esta relação tão próxima poderia ser positiva, mas não é. Porquê?

A dependência emocional, por provocar uma série de comportamentos disfuncionais, afeta intensa e negativamente o bem-estar psicológico e o funcionamento normal do indivíduo, podendo levar a:

– Medo da solidão e rejeição;

– Procura pela aprovação e validação;

– Baixa autoestima;

– Dificuldades em tomar decisões e em estabelecer limites nas mais variadas relações;

Tendência para perpetuar estes padrões disfuncionais.

Apesar de não haver uma relação de causa-efeito, existem alguns fatores de risco a que podemos associar a dependência emocional, tais como abandono na infância ou, pelo contrário, superproteção. Quando o indivíduo vivencia abandono na infância, pode criar um padrão de procura pelo preenchimento dessa lacuna emocional, como forma de suprimir as suas necessidades psicológicas existentes até então. Por outro lado, a superproteção pode tornar os indivíduos continuamente dependentes de outros, por não se sentirem confiantes e capazes de tomar as suas próprias decisões ao longo da vida e por não se sentirem felizes mesmo quando vivendo mais sós.

Identificar e intervir na dependência emocional é fundamental para quebrar estes padrões. Para isso, a procura pela Psicoterapia é o primeiro passo para a descoberta de si próprio, e do seu papel nas suas relações. Viva para si própria/o, comande a sua vida. Conte connosco para o ajudarmos neste processo.

Leave a Comment