
Falemos de autoestima.
Usamos com frequência este termo. Precisas de melhorar a tua autoestima. Ela tem a autoestima muito alta. Mas, sabemos ao certo o que é?
A autoestima é, especificamente, a avaliação que cada indivíduo faz de si próprio, tanto interna como externamente. No entanto, essa autoavaliação é sempre subjetiva, tendo por base e como ponto de partida as crenças, os ideais, as experiências, as expectativas de cada um em relação a si próprio e a si no mundo. Podemos, desta forma, afirmar que a autoestima é a nossa capacidade de valorização interna.
A qualidade da nossa autoestima interfere, direta ou indiretamente, com os nossos pensamentos, emoções e comportamentos, quer positiva ou negativamente. Desta forma, é crucial que consigamos manter uma autoestima adequada e fiel a nós mesmos e à nossa competência. Porém, nem sempre tal acontece. Com frequência, os indivíduos têm visões deturpadas de si próprios, retirando-se valor, estima ou capacidade.
Como melhorar a autoestima?
– Não se comparar com outras pessoas;
– Identificar, de forma justa, as suas qualidades internas e externas;
– Gostar e cuidar de si próprio;
– Ter respeito e afeto por si próprio;
– Agradecer o que conquistou até ao momento;
– Eliminar sentimentos de culpa e aceitar-se por completo.
Nestas situações, a psicoterapia pode ser um importante recurso, não só para incrementar a autoestima, mas para que os indivíduos tenham visões mais justas de si mesmos e do mundo. Para além disso, permite que os indivíduos consigam identificar a origem destes pensamentos enviesados de si próprios, alterando-os. Ao mesmo tempo, nos processos de psicoterapia podem ser ensinadas técnicas de relaxamento, que podem permitir à pessoa lidar de forma mais eficaz com o seu eu interno, crítico.
Esperamos por si.