
Esta é uma dúvida recorrente, que por vezes leva as famílias a adiarem a decisão de ter um novo bebé em casa. Será que vai correr bem? Será que o mais velho vai aceitar bem? Teremos tempo para todos?
De facto, o nascimento de um irmão pode ser um momento delicado na vida de uma criança, podendo levar ao surgimento de ciúmes.
Vão deixar de gostar de mim! O bebé vai ficar com as minhas coisas! Não vão ter tempo para mim! São pensamentos frequentes na mente das crianças, principalmente se na faixa etária entre os 3 e os 6 anos, em que têm maior dificuldade de percecionar as mudanças. Estes pensamentos podem não ser verbalizados, mas podem manifestar-se sob a forma de comportamentos, tais como birras, comportamentos mais agressivos, incluindo o bebé (como atirar os brinquedos do bebé, magoa-lo), regressões comportamentais (solicitar novamente a chupeta ou o biberão, episódios de enurese ou encoprese, maior dependência emocional dos pais, pedir para dormir acompanhado, colo, medos entre outros).
Como podemos facilitar este processo e ajudar a criança a aceitar a chegada do irmão?
– Potenciando a comunicação, para que a criança se sinta livre para se expressar emocionalmente. É fundamental que as crianças encontrem nos pais um espaço de compreensão e validação emocional;
– Incluindo a criança mais velha, quer na preparação, quer após o nascimento, nas tarefas que envolvam o bebé. Por exemplo, ajudar a escolher o enxoval e, após o nascimento, ajudar nas tarefas, sempre tendo por base a segurança de todos, como mudar fraldas, dar biberão, pegar ao colo. É fundamental que a criança se sinta como uma peça deste puzzle, que é a família;
– Tendo tempo de qualidade com o filho mais velho, continuando a respeitar as suas rotinas o máximo possível.
Obviamente nem todas as crianças passam por esta dificuldade, algumas recebem irmãos mais novos com relativa facilidade. Mesmo assim, é muito importante implementar estas estratégias, para que o processo seja o mais feliz possível, para todos os membros da família. No entanto, em casos mais exigentes do ponto de vista emocional, pode ser importante o apoio psicológico, que é extremamente eficaz neste tipo de situações.
Se for o seu caso, não perca tempo.
Contacte-nos.