Fobia Social

 A Fobia Social pode ser caracterizada como uma ansiedade intensa a estímulos sociais, como por exemplo falar em público ou interagir com as outras pessoas. Este comportamento passa a ser patológico quando o indivíduo começa a evitar completamente quaisquer estímulos que lhe causam ansiedade, o que o impede de desempenhar os seus papeis sociais naturalmente.

Rejeitar uma proposta de emprego pois não se sente capaz de fazer uma entrevista, ou ainda não conseguir comunicar com pessoas desconhecidas são exemplos de situações vivenciadas por pessoas com Fobia Social.

Crenças de que não serão aceites pelos outros, de que as outras pessoas o irão criticar e de que a avaliação dos outros é extremamente importante, motivam os indivíduos com transtorno de ansiedade social a estar hipervigilantes, à procura constante por sinais de desaprovação.

Ao mesmo tempo, é comum estarem frequentemente atentos ao seu próprio comportamento e aparência, de forma a não despertar avaliações negativas. Trata-se de um medo extremo de se comportar de modo humilhante, como fazer um comentário inadequado, não estar bem vestido para determinada ocasião, demonstrar a sua fragilidade, etc.

Alguns sintomas da Fobia Social:

– Medos relacionados com a interação social;
– Medos relacionados ao seu desempenho;
– Medos relacionados com a observação do outro;
– Sensibilidade excessiva à desaprovação e à crítica;
– Medo da avaliação negativa;
– Sensação de ser inferior ou menos capaz que os demais;
– Tendência a perceber críticas e desaprovações que não estão realmente presentes;
– Autossabotagem.

Devido às representações mentais negativas sobre si mesmas, os indivíduos acreditam que não estarão à altura das expectativas dos outros e as consequências serão a rejeição, a humilhação e a perda do seu status social. Com isto, passam a evitar as situações que lhe causam stress, levando à autossabotagem, ao isolamento e a prejuízos na sua vida pessoal, social e profissional.

Pesquisas recentes sugerem também que os indivíduos com Ansiedade Social temem qualquer avaliação, seja ela negativa ou positiva. O medo de avaliação positiva pode surgir quando o bom desempenho acaba por ativar a crença de que não terão a capacidade de atender as expectativas elevadas que as outras pessoas virão a ter.

A Fobia Social tem cura?

A Fobia Social pode ser tratada através de um acompanhamento psicológico adequado. O primeiro passo será identificar as causas da Fobia Social, o que está por trás da perturbação e os fatores que levaram o indivíduo a este quadro.

Na Clínica Soluções Plus irá encontrar métodos inovadores exclusivos e um plano terapêutico personalizado, que poderá incluir a Terapia-Cognitivo-Comportamental, as Psicoterapias Integrativas Avançadas, o Psicodrama Integrativo, a Hipnose, entre outras abordagens.

Leave a Comment