O impacto do coronavírus na saúde mental

O novo coronavírus (COVID-19) foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na Cidade de Wuhan, na China. E como todos sabem, em pouco tempo espalhou-se pelo mundo e o aumento dos casos tem causado uma grande inquietação na população. Este cenário mundial está a alarmar a opinião pública e a afetar significativamente a saúde mental dos indivíduos.

É importante estar atento às fontes oficiais de informação, como a Direção-Geral da Saúde (DGS) a nível nacional e a Organização Mundial da Saúde (OMS) a nível mundial. O vírus transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas, ou superfícies e objetos contaminados.

É natural que as pessoas se sintam mais preocupadas e stressadas, o que pode agravar os sintomas de ansiedade, depressão e perturbações obsessivo-compulsivas.

O momento atual requer atenção e cuidados redobrados, mas é fundamental evitar o pânico.  O compromisso social da Clínica Soluções Plus é ajudar a que não se propague a epidemia do medo.

Para todos aqueles que se encontram nas áreas de isolamento social, recomenda-se que mantenham o contacto com amigos e familiares através de telefonemas ou videochamadas.

Caso tenha dificuldades em lidar com este cenário, a Clínica Soluções Plus disponibiliza o serviço de atendimento online, onde é possível ter ajuda psicológica, com recurso às nossas psicoterapias integrativas por meio de ferramentas como Skype, WhatsApp ou Facebook Messenger.

A Psicologia é uma forte aliada neste momento tão delicado a nível mundial.  A sua saúde mental é muito importante.

Permita-nos cuidar de si.

Leave a Comment