O que são as Constelações 360?

Desde a sua conceção, o ser-humano é marcado pela sua herança genética, energética, quântica e sistémica. As Constelações 360, procuram trabalhar o indivíduo na sua unidade e, ao mesmo tempo, como parte de um todo, a partir dos seguintes pilares: a “Transgeracionalidade”, que está relacionada com a ancestralidade; a “Epigenética comportamental”, como a influência das experiências vivenciais e ambientais dos nossos antepassados presentes no código genético; a “Psicogenealogia”, ligada ao inconsciente coletivo familiar; o “ADN” como os aspetos mais profundos de nós mesmos; e o “imprinting familiar”, que são as impressões, mandatos, programas e experiências que atuam como forças limitadoras, que influenciam o inconsciente inteligente do indivíduo.

Todos os elementos – facilitador/constelador e representantes – se entregam ao campo morfogenético do cliente, em sintonia com o seu próprio coração, manifestando a mente cósmica, encontrando-se com o “Eu Sou” do campo maior das infinitas possibilidades.

Assim, é possível a ativação da expansão da consciência familiar onde a mensagem do campo mórfico, traduzida na linguagem corporal dos representantes, faz brotar movimentos de soluções, que permitem a libertação dos vínculos invisíveis com os emaranhamentos e com a compensação arcaica da desordem dos antepassados.

A resiliência e o olhar quântico assertivo são fundamentais para promover a reconciliação. O movimento de unificação acontece quando também acolhemos e vemos o outro no nosso coração e aceitamos as suas idiossincrasias e circunstâncias sem julgamento. Consequentemente é possível caminhar para a cura do sistema, com a força da presença no aqui e no agora.

O facilitador, centrado no seu coração e no aqui e agora, sem interferir nas forças de autocura do sistema familiar e evitando as contra-transferências inconscientes, deixa-se conduzir pelas informações que surjam do campo quântico de informações, em que a energia, espaço e consciência atuam.

Dentro da história familiar do cliente está sempre uma imagem congelada, um gesto a ser feito, uma postura interna que precisa revelar-se, uma palavra que desencadeia um efeito de renovação ao ser escutada de forma ativa por todos. O facilitador/constelador capta-a e permite que seja pronunciada em frases impulsionadoras de homeostase, ou seja, equilíbrio do sistema familiar ou organizacional.

O constelado é posto em contacto com o seu campo de força transformacional quântica, com a transcendência da consciência grupal, para o despertar para a consciência pessoal e assim poder escolher o seu próprio caminho e destino.

O facilitador fica no “Campo Zero” ou seja, no espaço vazio de seu coração, e observa (sem julgamento, sem conclusões, sem comparações) quando é aceite integralmente ou tomado pelo campo do sistema familiar, o upgrade de recursos supremos dos atributos que promovem a unicidade, a integração dos opostos, a homeostase sistémica, e a aprendizagem a ser feita sobre a vida.

O diferencial desta abordagem é que, após vivenciar a Constelação 360, o cliente tem um acompanhamento psicológico, de forma a abrir espaço mental para internalizar a mudança, potencializando-a. Assim, é possível trabalhar o mindset e os recursos internos para  promover o salto quântico, o que faz com que o cliente possa viver o estado de adulto alinhado com o seu propósito de vida.

Por Dr. Moura Mendes
Psicólogo, Facilitador das Constelações Sistémicas 360

Leave a Comment