Organizações inteligentes

Por Dra. Olga Penela

Todas as mudanças, mesmo as positivas, são assustadoras. Tentativas para alcançar objetivos através de meios radicais ou revolucionários falham muitas vezes, porque são intensificadas as armadilhas da mente como o medo, a incapacidade, a ansiedade, a vergonha, a tristeza e até mesmo a depressão. No entanto, os pequenos passos de uma organização resiliente desarmam a resposta dessas armadilhas, estimulando as respostas potencializadoras individuais e grupais nas suas interações constantes, com um pensamento racional, um envolvimento na identificação e solução dos problemas, permitindo continuamente experienciar a mudança e melhorar com alegria e confiança, a criatividade e a inovação.

Conforme salientou Malone, “Precisamos mudar a nossa forma de pensar, deixando de comandar e controlar para coordenar e cultivar”. Para termos sucesso no novo mundo, precisamos de um novo conjunto de modelos mentais, onde se torna emergente abranger uma gama mais ampla de possibilidades, tanto centralizadas quanto descentralizadas

Nesse sentido a Academia Soluções Plus, promove nas empresas o desenvolvimento do capital psicológico, com a gestão de conflitos sem culpabilização, no sentido de explicitar e confirmar o que existe de positivo, a análise da tarefa/questão sem culpabilização, a análise emocional sem culpabilização, e a cocriação de soluções, proporcionando um mindset de distinção com quatro questões essenciais:

  1. Observações e juízos de valor;
  2. Sentimentos e opiniões;
  3. Necessidades (ou valores universais) e estratégias;
  4. Pedidos e exigências/ameaças.

A construção de uma “organização inteligente” passa pela capacidade de esta disponibilizar experiências únicas nos seus serviços ou produtos, assim como pela sua capacidade de construção ou ligação a ecossistemas mais globais em virtude do comportamento do consumidor e as exigências do mercado estarem em movimento constante.

Esta jornada de transformação tem como referência:

  • A experiência dos clientes nos diversos canais, através da personalização da oferta, no aumento da relevância dos seus conteúdos e nos programas de fidelização à marca;
  • As Hard skills e as Soft skills dos seus colaboradores de uma mentalidade de diferenciação através de uma cultura de análise da informação organizacional do cliente;
  • A otimização das operações através da sua modernização, capacitação de monitorização, agilidade e flexibilidade na adequabilidade aos diversos modelos de negócio da organização;
  • A transformação contínua dos seus produtos e/ou serviços, utilizando ciclos de inovação curtos potenciados pelos seus colaboradores e parceiros de negócio ou tecnológicos como alavancas de diferenciação de novas fontes de negócio.

As organizações inteligentes valorizam o potencial humano que permite o acréscimo da produtividade e da qualidade. Estes encontram-se num campo de estímulos contínuos de aprendizagem, ou seja, todos estão envolvidos na identificação e solução dos problemas, permitindo continuamente experienciar a mudança e a melhoria contínua.

Os colaboradores aprendem a lidar com várias questões ao mesmo tempo, nomeadamente a possuir facilidade de adaptação, enfrentar e conhecer os concorrentes, aprender com a experiência e transmitir o conhecimento e os valores da honestidade e da seriedade. Para deterem estas qualidades a Academia Soluções Plus desenvolve processos que passam por trabalhar:

• Os Sistemas da mente, onde todos compreendem como a empresa funciona e como podem dar o seu apoio;
• A Visão compartilhada, onde é desenvolvido a visão, o propósito e um comprometimento comum;
• O Questionamento, onde são desafiadas as formas de pensamento atuais e as dos antigos paradigmas;
• A Equipa, onde todos trabalham para o sucesso da empresa, para atingirem uma visão conjunta e aprenderem em conjunto;
• A Mestria, onde todos conhecem o trabalho que realizam (técnicas e processos), envolvem-se e comprometem-se com ele.

Leave a Comment