
O Psicodrama Integrativo é uma técnica de intervenção psicológica que vai ao cerne de muitas questões que não estão conscientes ou bem integradas para o cliente, por isso mesmo, é uma abordagem muito profunda e transformadora.
Nesta terapia, são revividos e enfrentados psicodramaticamente momentos de relações interpessoais, crenças limitantes, traumas, conflitos, bloqueios, sombras, problemas e outras situações muitas vezes rejeitadas pelo indivíduo.
O Psicodrama é um processo terapêutico seguro e eficiente para promover a reintegração das partes dissociadas ou fragmentadas da psique. Trabalham-se os papéis, identidade e os vínculos transgeracionais, de maneira a superar os obstáculos e resistências que impedem os indivíduos de alcançarem o seu propósito mais elevado, de serem felizes.
O Psicodrama Integrativo promove ainda diferentes aspetos, como a tomada de consciência sobre os problemas, a exploração de diferentes soluções para os problemas, o autoconhecimento, a compreensão dos sentimentos do outro, a criatividade, a espontaneidade, a capacidade de viver o presente e a libertação emocional.
O método procura integrar a Inteligência Positiva (o meu potencial), a Inteligência Conectiva (as minhas relações com os outros), a Inteligência Racional (o que eu penso), a Inteligência Emocional (o que eu sinto) e a Inteligência Espiritual (o que eu sou) das pessoas, de forma a trazer-lhes mais clareza, harmonia e paz.
Ao adotar uma visão Transpessoal, o Psicodrama Integrativo vai muito para além do ego, percorre pontes, abismos e trilhos traçados no âmago mais profundo do ser humano e de tudo que compõe a sua essência.