De volta para a rotina

O regresso a casa após o período de férias pode ser um processo difícil e até mesmo doloroso para muitas pessoas. O impacto da rotina pode causar sintomas depressivos, que devem ser observados com cuidado para não comprometer a saúde mental e emocional dos indivíduos.

Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um regresso mais calmo e saudável:

Preparar-se antecipadamente: É muito comum que sinta um grande cansaço. Para evitar que isso aconteça, poderá programar a sua rotina com alguma antecedência, como por exemplo, começar a dormir, a acordar e a comer nos horários habituais.

Compreensão consigo mesmo: Não seja muito exigente com a sua produtividade nos primeiros dias. Todo o seu sistema físico, emocional e mental vai precisar de tempo para se ajustar e readaptar à nova rotina.

Organização: É natural que tenha muitas tarefas acumuladas após o período em que esteve fora. Por isso, a concentração, a organização e a definição de prioridades são fundamentais para que possa voltar ao ritmo natural de trabalho.

Controlo emocional: Pensamentos como “quem me dera voltar para a praia” ou “estava melhor naquele hotel” são perfeitamente normais após o período de férias. No entanto, deverá evitar as frases anteriores para não prejudicar a sua produtividade.

Boas noites de sono: Em dias longos e ensolarados, as pessoas tendem a acordar mais cedo e dormir mais tarde. O seu corpo libera maior quantidade das hormonas do stress, o cortisol, quando você está privado do sono, o que pode contribuir para uma maior sensibilidade emocional. Reserve um tempo para relaxar todas as noites e não exagere na cafeína, nos equipamentos electrónicos e nas distrações estimulantes. Concentre-se em acalmar o ruído dentro e fora do seu corpo. Ter boas noites de sono pode ajudá-lo a sentir-se melhor.

Relembramos que, sentir um ligeiro sentimento de tristeza pelo final das férias é perfeitamente normal. Caso tenha sintomas mais graves, é fundamental procurar apoio e o acompanhamento psicológico especializado.

A depressão pós-férias é caracterizada por sinais como dor muscular, dor de cabeça, insónia, cansaço extremo, desânimo, angústia, ansiedade, culpa e raiva.

 

 

Leave a Comment