
Terapia focada nos esquemas
“Se as portas da perceção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito.” William Blake
A Terapia Focada nos Esquemas vem dar uma atenção ao esquemas que o indivíduo constrói ao longo do seu desenvolvimento e que influenciam de forma direta aquilo que é a sua perceção em relação às suas experiências, influenciando assim o seu bem-estar de forma negativa ou positiva, dependendo se os seus esquemas são adaptativos ou desadaptativos.
Assim, os esquemas mentais são as representações que o indivíduo faz sobre si próprio, sobre os que o rodeia e sobre o mundo em que vive. Os esquemas constroem a realidade que o indivíduo experiencia e é por isso que o mesmo acontecimento pode ter diferentes interpretações, significados e impactos, porque são influenciados pelos esquemas construídos cor cada um.
No fundo, os esquemas organizam ou desorganizam as experiências vividas por cada um, no entanto, se estes esquemas forem desadaptativos podem criar visões distorcidas daquilo que é vivido, o que irá causar sofrimento emocional e muitas vezes o desenvolvimento de uma psicopatologia.
Então, a Terapia Focada nos Esquemas irá atuar nos esquemas que o indivíduo construiu ao longo do ciclo vital, para que encontre o equilíbrio naquilo que é a sua perceção de si, dos outros e do mundo.
Referências
Cazassa, M. & Oliveira, M. (2008) Terapia focada em esquemas: conceituação e pesquisas. Rev Psiq Clín. 35(5), 187-95
Rijo, D. & Gouveia, J. (2001) TERAPIA FOCADA NOS ESQUEMAS Questões acerca da sua validação empírica. PSICOLOGIA. Vol. XV (2), 309-324.
Teodósio, M. (2017) TERAPIA BASEADA NOS ESQUEMAS: UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL?