Terapia narrativa

“Uma história é feita de muitas histórias.” Clarice Lispector

A Terapia Narrativa vem trazer um foco diferente à terapia, isto é, foca-se essencialmente na forma como os indivíduos narram a sua história, uma vez que os processos psicológicos são estruturados através dessas narrativas, esses processos são os cognitivos, emocionais, as relações interpessoais e a forma como é planeado o futuro.

Portanto, o foco da terapia neste caso será reescrever de forma diferente algumas narrativas. Não se trata de mudar os acontecimentos, mas mudar a forma como o indivíduo os narra, ou seja, como os vê.

Estas narrativas são construídas através das vivências diárias que forma a “história” ou narrativa de um individuo.  Essa história é o conjunto de várias narrativas que se foram enlaçando ao longo do tempo, e muitas vezes essa “história” pode ter um foco problemático, acontecimentos que que dominam essa narrativa, que muitas vezes se repetem.

Essas narrativas mais difíceis, ou problemáticas, acabam por deixar de ter a capacidade de serem flexíveis e de se adaptarem a diversos contextos, e por isso, acabam por reforçar uma organização disfuncional para o individuo.

Portanto, é através da narrativa que o terapeuta irá desconstruir os padrões de sofrimento emocional e bloqueios que o indivíduo traz consigo.

Referências
Santos, W., Lopes, R. & Neufeld, C. (2013) Relação terapêutica e terapia narrativa: entrevista com Miguel Gonçalves. Rev. bras.ter. cogn. 9 (1) Rio de Janeiro.
Carrijo, R. & Rasera, E. (2010) Mudança em psicoterapia de grupo: reflexões a partir da terapia narrativa. Psic. Clin., Rio de Janeiro, 22 (1), p.125 – 140.